O que realmente é a Deep Web? | Nerds Attack!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O que realmente é a Deep Web?

Deep Web. Manter ou não manter distância?

Deep Web
Deep Web. Segura ou não?
   Vou começar com o que vocês provavelmente pensaram quando viram o título: "Ah, mais um texto falando sobre Deep Web? Nem vou ler essa matéria desse nerd retardado". Ok, talvez sem a segunda parte do nerd retardado quem sabe. De qualquer forma, sim, vocês acertaram que é sobre Deep Web mas erraram quando pensaram ser apenas mais uma matéria. Leia e tire suas próprias conclusões.
   Para início de conversa, vamos explicar brevemente o que é a Deep Web, para aqueles que ainda não sabem o que é. Deep Web, ou traduzindo ao pé da letra a "Web Profunda", basicamente são páginas da internet que não são vistas pelos navegadores que normalmente usamos. Porquê isso acontece? Simplesmente pelo fato de conter conteúdos altamente impróprios e proibidos, conteúdos que seriam protegidos por direitos autorais e coisas desse tipo. Resumindo ainda mais e em poucas palavras, a Deep Web são as páginas da internet proibidas pelos meios comuns.
   Sabendo então o que é a Deep Web de forma superficial vamos a diferença do meu artigo para todos os outros existentes na internet, que são as considerações sobre a mesma.

  • Devo me manter afastado da Deep Web?
Procura Deep Web
Me afastar ou não da Deep Web?

   Depende do que você procura. Todos os sites e blogs e artigos que se referem a Deep Web dizem que não devem entrar sob hipótese alguma, que você vai pegar trocentos vírus, que você vai ser rastreado pelo FBI por estar acessando essa área do WWW e por aí a fora. Não, isso não é verdade e vou explicar o porquê.
   Como mencionei antes, na Deep Web encontraremos de tudo, desde material muito pesado que inclui fotos, vídeos e relatos bem como materiais que são proibidos de se copiar ou reproduzir por serem protegidos por direitos autorais. Meu pensamento quanto a adquirir conhecimento é o seguinte: "Se é para o avanço do conhecimento e a disseminação do mesmo, ativem o CRTL+C, CRTL+V". Por esse fato não podemos negar todo o conteúdo da Deep Web. Grandes livros, matérias, artigos e conteúdos que estão privados e protegidos por direitos autorais são encontrados na Deep Web e são minas de ouro de conhecimento e informação. Isso é um grande ponto da Deep Web e é um dos motivos de não poder afirmar que tem que se manter fora da Deep Web e renegá-la.

  • Porque não consigo achá-la em buscadores normais como Google, Yahoo! ou Bing?
Deep Web
Deep Web e os buscadores.

   Explicando para entendedores de forma geral, é bem simples. Todo site que entra no WWW por si só tem marcações dentro de sua estrutura, colocado por quem fez, informando ao Google, Yahoo! ou Bing se eles devem ou não ser "enxergados" ou se devem ser ignorados e então tornar-se parte da Deep Web, isso generalizando. Em contra partida, os próprios motores de busca do Google, Yahoo! ou Bing tem regras que ao analisar a página conseguem algumas vezes saber se aquilo seria interessante as pessoas verem ou se deve ser filtrada e não deve ser mostrada a nós, meros mortais.
   Analisemos então: "Isso é bom ou ruim para nós?". Sinceramente falando, estou bem contente com o conteúdo que é filtrado pra mim e informado como fonte de pesquisa através dos meios convencionais de busca. Como mencionei muito superficialmente, a Deep Web contem muita fonte de informação e consultas que são bloqueados para nós mas também contem, e é a maioria da informação contida, pornografia, mutilações, vírus (muitos), crackers e por aí a fora. Então, ao contrário de muitos posers e hipsters que ficam julgando e criticando os meios de buscas por manipular as informações que nos são trazidas, eu estou bem contente com o que me é apresentado. Afinal de contas, pra que vou entrar no "submundo" da web e correr o risco de pegar vírus, ver coisas pesadas e que não me interessariam? É o que devemos nos perguntar antes de pensar querer nos aventurar nesse lado da web.

  • Você quer dizer então que não devo ir a Deep Web?
   A minha resposta é: depende de muitos fatores. O primeiro fator, volto a dizer, é que você terá que estar bem consciente que está entrando em uma parte fora dos olhos comuns da web e que estará sujeito a muitas coisas, desde achar o que busca até ser infectado por um vírus, invadido por um cracker ou ver coisas que não lhe interessaria. O segundo fator é o que você busca. Se você procurou, minerou e de forma alguma achou o que procura pelos meios tradicionais (o que duvido muito que não consiga) e quiser arriscar procurar esse conteúdo na Deep Web fica a seu critério. Provavelmente encontrará o que procura, mas poderá cair em um dos pontos do primeiro fator que apresentei.

  • Meus pontos de vista sobre a Deep Web
   Ninguém pode falar à outra pessoa que não deve entrar na Deep Web. A mesma é uma faca de dois gumes que dependendo do que se procura, pode-se ver coisas que não são interessantes.
   Aos que nunca acessaram e não conhecem a Deep Web aconselho que continuem conhecendo superficialmente apenas. Por esse motivo que não mostrei como fazer para acessá-la. Os meios de busca atuais já nos retornam informações o bastante para sanarmos a dúvida que temos e se não conseguirmos saná-la, conseguiremos pelo menos um "empurrãozinho" para fazer isto. Se há um filtro para as informações, porquê não usá-lo?
   Novamente, apenas para fixar este ponto. Quem acessa a Deep Web vai desde um usuário normal que quer apenas um eBook que não pode baixar pelos meios convencionais por estar protegido, até crackers, pedófilos, praticantes de magia e rituais, canibais, terroristas, assassinos e por aí a fora. Então você está rondando os mesmos caminhos que eles fazem e por alguma fatalidade, acabar "esbarrando em um desses malfeitores".
   Assim caros leitores e acompanhantes do blog muito cuidado ao acessarem, se acessarem, a Deep Web.
   Obrigado mais uma vez por lerem a matéria e continuar acompanhando as postagens. Continuarei tentando apresentar sempre material novo, único e que contribua de alguma forma para com o conhecimento de todos. Assinem o feed e o blog, assim como podem circular nossa página no Google Plus.

Nerds Attack!

Nenhum comentário:

Postar um comentário