O que é o Antitrust? | Nerds Attack!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O que é o Antitrust?

O que exatamente significa o antitrust e como ele tem sido aplicado no mundo tecnológico.

google antitrust
Governo dos Estados Unidos quer submeter Google a Antitrust.
   Olá amigos leitores. Novamente volto a escrever para vocês, mesmo após algum tempo de "descanso". Hoje vou comentar sobre um assunto que muito tem sido falado e comentado na internet e nos meios de notícia, envolvendo principalmente grandes nomes no meio tecnológico, como Google e Microsoft. Falarei sobre o Antitrust. Você sabe o que significa o termo? Quando ele pode ser aplicado? Vamos então a uma explicação breve e sucinta sobre este termo para que a partir de agora você possa debater com conhecidos quando o assunto for mencionado.

   O termo dito Antitrust é relacionado basicamente ao uso de poder de mercado já conquistado para evitar que surjam novos concorrentes e para "trapacear" no quesito competição. Como exemplo prático podemos citar o Google, que tem sido o atual e principal alvo da justiça americana neste quesito. O Google atua em diversos ramos do mercado, como em propaganda e marketing, busca na internet, rede social, e-mail, blog, mobile/smartphone e por aí adiante. O Google tem pra mais de 500 produtos e continua aumentando. Sim, eu disse mais de 500 seguimentos de produtos e serviços! A justiça americana está querendo então que o Google, em sua página de pesquisa, pare de usar o seu mecanismo para indexar melhor os seus produtos antes que aos outros. Como assim? Supondo que uma pessoa qualquer digite "criar um blog" no Google, os primeiros resultados serão do Blogger, que é a ferramenta do Google para criação de blogs. Com isso ele beneficia um produto dele mesmo e não dá chance para os outros concorrentes, como o Wordpress por exemplo.
   O ponto que tem sido muito discutido principalmente neste caso é que ninguém é obrigado a utilizar o Google e se o usa, qual o problema de promover os outros serviços que o rondam ou beneficiá-los, já que fazem parte da mesma empresa? Esse é um ponto de vista que tem sido muito debatido e que até agora não está muito bem definido nas entranhas jurídicas.
   Como exemplo fora do meio tecnológico e citado no Wikipedia, uma forma de Antitrust seria uma prefeitura beneficiar uma empresa qualquer em ter exclusividade de serviço e isentá-la de pagar impostos por exemplo, para ter produtos mais baratos. Isso impediria a concorrência de outras empresas e talvez até a extinção de algumas delas.
   Agora, sabendo o que é o Antitrust, você conseguirá entrar em debates com um pouco mais de bagagem e então definir exatamente seus pontos de vista sobre o assunto.
   Termino assim outra matéria e espero que tenham gostado! Continuem participando com o blog, promovendo-o e compartilhando-o com seus conhecidos para sempre termos movimento e com quem debater! Assinem o feed e o canal no G+, não deixando de sempre ler e se manterem atualizados!

Até a próxima e Nerds Attack!

Nenhum comentário:

Postar um comentário