O que são e como usar os Hangouts | Nerds Attack!

sábado, 6 de outubro de 2012

O que são e como usar os Hangouts

Hangouts no Google Plus. Deveria o Skype temer esta ferramenta?

Hangouts Google Plus
Hangouts no Google Plus, ferramenta de uso ao vivo.
   Olá nerds e leitores, agora sim vamos falar de uma ferramenta que talvez muita gente não conheça, ou os que conhecem, não tem noção de tudo que pode ser feito com ela. Essa ferramenta é capaz de fazer ligação para seus círculos, para seus amigos de forma individual que tenham acesso ao Google Plus onde todos se veem simultaneamente, podendo ser feito AO VIVO!, sim, ao vivo, foi isso que eu disse, onde qualquer um pode entrar no canal e participar da conferência e depois ainda ter a opção de salvar esse vídeo feito como um vídeo enviado ao YouTube, podendo ser visto novamente quando quiser. Através dessa ferramenta, agora uma notícia para os mais nerds como eu, você pode fazer uma conferência e jogar RPG, sim, RPG senhores leitores, com ficha, atributos, upload de imagem de mapa, terrenos, sistema de rolamento de dados e por aí em diante. Isso apenas como exemplo de um dos aplicativos que podem ser adicionados ao Hangout! Vamos agora falar de forma mais detalhada.
   Começando do começo como todo bom escritor, essa ferramenta pode ser acessada do lado direito da sua tela do Google Plus ou então através do seu GMAIL, já que o bate-papo que lá existia agora virou parte integrada do Google Plus, tornando-se o Hangout. Ao abrir a tela, você verá uma tela parecida com a mostrada abaixo.
Tela Hangout Google Plus
Tela inicial do Hangout. (Clique para ampliar)
   Após preencher os campos com as pessoas que participarão do Hangout e dar um nome para o mesmo, seguirá uma tela conforme a mostrada abaixo.
Tela inicial Hangout
Tela do Hangout, já ativo. (Clique para ampliar)

   Nessa tela, conforme mostrado, você tem as seguintes opções:
  • Ativar a janela de bate-papo
  • Convidar mais pessoas que talvez tenha esquecido ou que acabaram de ficar online
  • Compartilhar a sua tela (muito usado para gameplays com o Hangout OnAir e também para tutoriais)
  • Utilizar o Google Efects para alguns sons e efeitos
  • Abrir o YouTube para mostrar algo de interessante na conferência que estiver fazendo
  • Acesso rápido ao Google Docs
  • Opção para adicionar aplicativos, que vou falar mais abaixo.
   O interessante é você entrar com um conhecido e começar a usar a ferramenta para descobrir as usabilidades. Eu particularmente estou utilizando constantemente com meus amigos para jogar MMORPGs e também para jogar o RPG propriamente dito. Isso só é possível através de uma plataforma que vou dar de exemplo de aplicativo, que é Tabletop Forge, que pode ser acessada no link.
   Explicando rapidamente, o Hangout permite desenvolvimento de aplicativos para serem usados junto com ele. Um dos primeiros feitos (muito bem feito por sinal) e que eu testei e uso foi o Tabletop forge. Pra quem conhece RPG e tem vontade de jogar com amigos que talvez estejam  longe ou que por algum motivo não tem como se encontrar num local fisicamente, é uma ótima opção, que conheci através de um colega. O Tabletop Forge utiliza sistema de dados, carregamento de fichas integrado com o Google Docs, upload de imagens para terrenos, mensagens privadas e alguns comandos que podem ser vistos na documentação do mesmo. Para inicializar o aplicativo, basta acessar o site do Tabletop Forge, aqui nesse link, e clicar em Launch Application, um botão localizado no lado superior direito da página.
   Agora, falando sobre o Hangout OnAir, basicamente funciona do mesmo modo que o Hangout, pode ser usados aplicativos juntamente com este recurso, porém com uma diferença: será tudo ao vivo!
   Estando ao vivo no YouTube, outras pessoas podem entrar no seu canal, se inscrever nele, comentar e dialogar com você e, após tudo isso, se você achar interessante manter isso guardado para futuras visualizações, terá opção de fazê-lo e ele se tornará um vídeo do seu canal, como se tivesse entrado por meio de upload!
   Um leitor do blog me questionou se há algum lugar que se pode ver todos os Hangouts OnAir que estão rolando. Sim, existe. Quando você acessa o YouTube, perto da barra de procura de vídeos, tem um link, Procurar. Ao clicar nele, você será redirecionado para outra página do YouTube, onde poderá procurar por músicas, vídeos e terá uma opção para ver os No Ar. Nesse link, você verá os Hangouts ao vivo que estão em destaque e também todos os outros que estão acontecendo no momento. Se quiser entrar e participar de algum Hangout OnAir, basta clicar sobre o vídeo!
   Depois desse tutorial, acho eu que mais do que completo, convido vocês que tiverem alguma dúvida ou comentário, que o façam na página do blog e também no Google Plus. Continuem por dentro das notícias que temos postado e divulguem o blog, pois será cada vez mais completo e com mais diversidade de assuntos! Agora que já sabem como usar o Hangout, que tal marcarmos um para discutirmos algum tema? Sugestões?
   Deixo aqui também uma pergunta. Depois de realmente usar a ferramenta, o Skype tem alguma chance? Debata com seus amigos aqui no blog e na página do Google Plus!
   No mais, aguardo vocês na próxima matéria e continuem lendo os feeds!

Nerds Attack!

3 comentários:

  1. Muito bom o post, o Hangout do google junto com o Tableforge foi uma mão na roda pra mim que quando posso jogo com meus amigos de CubaCity, sem contar a qualidade dos hangouts neh, 9 peoples na mesma tela e o ainda assim fica bom.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gabriel, seu blog esta show, continue assim! Agora dê uma maneirada no Burguer King cara, isso engorda rsrsrsrs. No mais, parabéns pelo blog, ficou muito legal!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado João. Ainda bem que estou conseguindo agradar. Espero também ter tirado dúvidas e até aumentado seu conhecimento sobre o assunto. Quanto ao Burger King, estou lá toda semana! =P

    ResponderExcluir